CONTENTAMENTO ACIMA DAS CIRCUNSTÂNCIAS | Pastor Cleber
ganhe-dinheiro-com-kwai

CONTENTAMENTO ACIMA DAS CIRCUNSTÂNCIAS

biblia


Pr. Cleber Montes Moreira

“Aprendi o mistério de viver feliz em todo lugar e em qualquer situação.”  (Filipenses 4:12 – BKJA)

Benjamin Franklin afirmou: “O contentamento torna os pobres em ricos; o descontentamento torna os ricos em pobres.” Assim creio. Há gente que tem tudo, mas não é contente, outros, desprovidos das riquezas deste mundo, possuem algo valioso, que nem todo dinheiro pode comprar: uma vida de paz, alegria e satisfação que independe das circunstâncias.

John Piper disse que “A fé não é garantia de prosperidade, mas de estar satisfeito em Deus e viver feliz na abundância ou na necessidade.”  Paulo já havia dito: “Sei bem o que é passar necessidade e sei o que é andar com fartura. Aprendi o mistério de viver feliz em todo lugar e em qualquer situação, esteja bem alimentado, ou mesmo com fome, possuindo fartura, ou passando privações. Tudo posso naquele que me fortalece” (Filipenses 4:12 e 13 – BKJA). E, o escritor bíblico sabia muito bem o que falava. Quando escreveu estas palavras, endereçadas aos cristãos de Filipos, o apóstolo estava preso no porão de sua casa, em Roma, acorrentado a um soldado romano, correndo risco de vida, em dificuldade financeira, distante de seus irmãos e amigos. Além do mais, durante todo seu ministério experimentou várias adversidades. Como alguém nesta condição, e tendo tais experiências, poderia dizer “Estou contente”? “Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece” significa enfrentar qualquer situação, passar por qualquer coisa, sofrer o que for, e mesmo assim ter contentamento naquele de quem vem o poder para lidar com tudo isso.  O segredo de Paulo é que ele pensava nas coisas que são do alto, e não nas que são da Terra (Colossenses 3:2), sabendo bem em quem cria e onde estava o seu verdadeiro tesouro (2 Timóteo 1:12), e que os sofrimentos desta vida em nada podem ser comparados com a glória que em nós há de ser revelada na eternidade, “Pois as nossas aflições leves e passageiras estão produzindo para nós uma glória incomparável, de valor eterno” (Romanos 8:18 - BKJA). Outra vez John Piper nos ensina: “Este é o propósito universal de Deus para todo o sofrimento cristão: mais contentamento nEle e menos satisfação no mundo.” Sim, o verdadeiro contentamento não está no dinheiro, nas coisas, no poder, nem mesmo nas pessoas. Sem Deus toda alegria é passageira, mas na Sua presença, no relacionamento vivo com Ele, não importa a situação, temos eterna paz e felicidade que excede todo o entendimento humano, e este é o objetivo de Deus!

Se você for capaz de ter contentamento em Cristo, será capaz de atravessar desertos, suportar tempestades, vencer todas as crises sem se abater. Se seu coração estiver no Senhor Jesus, se sua mente estiver no céu, então tudo neste mundo será compreendido à luz da fé e dos valores do Reino Eterno. E quem vive assim é feliz de verdade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ganhe-dinheiro-com-kwai