TRÊS COISAS QUE DEVEMOS CULTIVAR | Pastor Cleber
ganhe-dinheiro-com-kwai

TRÊS COISAS QUE DEVEMOS CULTIVAR



Pr. Cleber Montes Moreira



Texto principal: 1ª Tessalonicenses 5.16-18
16- Regozijai-vos sempre.
17- Orai sem cessar.
18- Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco

INTRODUÇÃO:
A igreja de Tessalônica foi fundada por Paulo durante sua segunda viagem missionária (Atos 17). Depois de ser perseguido e deixar Tessalônica (Atos 17.10), o apóstolo Paulo enviou Timóteo a fazer-lhes uma visita (3.1-3); mais tarde o citado discípulo leva um relatório a Paulo em Corinto. Na igreja ocorriam sérios problemas, dentre eles a perseguição que continuava e desencadeava a morte de alguns crentes. Muitos tessalonicenses sentiam-se desconsolados.
O alvo principal do apóstolo nesta carta foi proporcionar conforto e encorajamento, especialmente ao novos convertidos vindos do paganismo, a fim de que se mantivessem fiéis, mesmo em meio às mais severas provações e perseguições (3.3-5). Além disso, Paulo se preocupa em oferecer à Igreja instruções sobre como viver um estilo de vida piedoso (4.1-8).
A beleza de toda a Bíblia está no fato de que Ela é também para os nossos dias. Nesta carta de Paulo aos Tessalonicenses podemos encontrar orientações para o nosso viver como crentes, palavras de conforto e de encorajamento.
No capítulo 5, destaco três orientações para o bem viver. Vejamos:

1. CULTIVE SEMPRE A ALEGRIA - “Regozijai-vos sempre” (V.16):
A alegria deve estar sempre presente na vida do cristão. A alegria do salvo independe dar circunstâncias, pois ela é motivada por Cristo; é fruto de nossa comunhão com Ele.

  1. Jesus deseja que haja alegria em nossas vidas: “Tenho-vos dito isto, para que o meu gozo permaneça em vós, e o vosso gozo seja completo” (João 15.11).
  2. O povo de Deus deve alegrar-se na sua salvação: “E vós com alegria tirareis águas das fontes da salvação” (Is 12.3).
  3. Nossa postura diante de Deus deve ser de alegria. Devemos servi-lo sempre e com alegria: “Servi ao Senhor com alegria; e entrai diante dele com canto” (Sl 100.2).
  4. Tiago ensina que a alegria deve ser cultivada até mesmo nas aflições e provações: “Meus irmãos, tende por motivo de grande gozo o passardes por várias provações” (Tg 1.2). Jesus já havia dado aos discípulos a mesma orientação: “Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa. Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós. (Mt 5.11 e 12 – grifo meu). Isto me faz lembrar que “Os que semeiam em lágrimas segarão com alegria” (Sl 126.5).
Observe que a palavra “sempre” dá a ideia de uma alegria constante! Portanto, cultive a alegria em seu viver diário. Isso fará bem a você e agradará a Deus.


2.CULTIVE UMA VIDA DE ORAÇÃO - “Orai sem cessar” (v.17):

Os cristãos deveriam cultivar a alegria, mas não deviam falhar na oração constante. As perseguições eram implacáveis, muitos já haviam sido vitimados por ela, por isso a igreja deveria continuar vigilante em oração.
Desde cedo aprendemos na EBD o valor da oração. Todavia, nem sempre os crentes a valorizam devidamente. Exemplo disso são os cultos de orações da igreja, sempre com um auditório pequeno. Na verdade, nossas reuniões de oração deveriam ser as mais frequentadas, pois é por meio da oração que dialogamos com Deus e aprofundamos nossa intimidade com Ele. Infelizmente, hoje, as pessoas se preocupam mais com o louvor do que com a oração. Acolhem mais o evangelho triunfalista, que prega e canta bênçãos e vitórias sem base bíblica, que o evangelho bíblico que nos conduz ao alvo estabelecido por Deus.
Pense comigo:
  1. Você já agradeceu a Deus hoje, em oração, por sua vida?
  2. Pelo menos você já se lembrou de orar hoje?
  3. Qual foi a última vez que você foi a uma reunião de oração de sua igreja?
  4. Quantos motivos você tem para orar?
“Sem cessar” significa sem parar, constantemente, ininterruptamente... Ou seja, levar uma vida de oração constante!

Jesus disse aos discípulos: “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação” (Mt 26.41). Há muitos motivos pelos quais precisamos exercitar a oração.

3.CULTIVE UMA VIDA DE GRATIDÃO - “Em tudo dai graças...” (v. 18):

Conforme o Dicionário Oline, gratidão significa “reconhecimento por um benefício recebido; agradecimento: dar provas de gratidão”. Esta é a ideia do salmista no Salmo 116.12: “Que darei eu ao Senhor, por todos os benefícios que me tem feito?” Orientando aos colossenses sobre a vida cristã, Paulo diz: “E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos” (Cl 3.15 – grifo meu).
Voltando a 1ª Tessalonicenses, o texto não fala apenas da gratidão por benefícios recebidos. Paulo vai além. “Em tudo” significa em todas as circunstâncias. A orientação não é para agradecer por tudo, mas ser grato em tudo!
A gratidão e contentamento andam juntos. Esta foi a experiência de Paulo, que ele mesmo relata aos filipenses: “Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece” (Fl 4.12 e 13).
Você tem cultivado a gratidão, diariamente, em sua vida?

CONCLUSÃO:
Há três ingredientes que não podem faltar em sua vida: Alegria constante, apesar das circunstâncias. Vida de oração, sinônima de intimidade com Deus. O cultivo da gratidão, como fruto de um coração transformado pelo Salvador.
O resultado disso é que “a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus” (Fp4.7).





Nenhum comentário:

Postar um comentário

ganhe-dinheiro-com-kwai